SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Preditores de Outcome em Idosos Internados em Medicina Interna índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Medicina Interna

versión impresa ISSN 0872-671X

Resumen

TELES, Carolina et al. Fatores Associados a Lesão Renal Aguda na Pneumonia Adquirida na Comunidade: Desenvolvimento de um Modelo Clínico Probabilístico. Medicina Interna [online]. 2023, vol.30, n.2, pp.6-13.  Epub 01-Jul-2023. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi.1401.

Introdução:

A lesão renal aguda (LRA) é uma complicação frequente da pneumonia adquirida na comunidade (PAC). No entanto, a fisiopatologia subjacente não está totalmente esclarecida. Certos fatores têm-se mostrado associados ao aumento do risco, embora ainda existam poucos dados disponíveis. O principal objetivo deste estudo era identificar fatores associados a LRA na PAC.

Material e Métodos:

Estudo retrospetivo em doentes com PAC confirmada, internados num serviço de Medicina Interna no período de 1 ano, apresentando ou não LRA à admissão. Realizada estatística comparativa entre os doentes sem e com LRA, regressão logística univariada e multivariável com cálculo de odds ratio (OR), e análise de sobrevivência.

Resultados:

Foram incluídos 578 doentes, 52,4% do sexo masculino, com idade média de 81,70±11,54 anos, e 41,3% tinham LRA. A idade média era mais elevada no grupo com LRA (p<0,001), sem diferenças no sexo. Na análise univariada, várias comorbilidades, fármacos, pressão arterial diastólica (PAD) e alguns parâmetros gasométricos mostraram associação com a LRA. A análise multivariável selecionou sete variáveis como fatores associados independentes: idade (OR 1,027), hiperuricémia (OR 1,990), doença renal crónica (OR 3,138), diurético (OR 1,555), estatina (OR 1,805), PAD (OR 0,978) e lactato sérico (OR 1,350), permitindo a construção de um modelo probabilístico de LRA com especificidade de 81,1%.

Conclusão:

Este estudo confirmou achados prévios e identificou novos fatores associados a LRA, nomeadamente o lactato sérico. O modelo multivariável constitui um ponto de partida na criação de verdadeiros índices preditores de LRA na PAC com aplicabilidade clínica e impacto na abordagem terapêutica e prognóstico.

Palabras clave : Infecções Comunitárias Adquiridas/complicações; Lesão Renal Aguda/diagnóstico; Lesão Renal Aguda/etiologia; Pneumonia/complicações; Prognóstico.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )