SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Morte Provocada a Pedido do Próprio, Opinião de Sócios da SPMI índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Medicina Interna

versão impressa ISSN 0872-671X

Resumo

SOARES, Leonor Coutinho et al. Eliminação Tardia de Hepatite C Crónica: A Propósito de um Caso Clínico. Medicina Interna [online]. 2023, vol.30, n.2, pp.34-36.  Epub 01-Jul-2023. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi.1087.

A infeção pelo vírus da hepatite C (HCV) é uma das principais causas de doença hepática crónica em todo o mundo. As consequências da infeção a longo prazo são altamente variáveis, desde alterações hepáticas ligeiras até fibrose e cirrose, com possível progressão para carcinoma hepatocelular. A eliminação espontânea do HCV é definida como persistência carga viral indetetável de forma sustentada e acontece em 20%-25% dos infetados, geralmente nos primeiros 6 a 12 meses pós infeção.

Os autores apresentam um caso de uma doente internada numa enfermaria de medicina interna com uma provável infeção crónica por HCV, não previamente conhecida e sem contexto epidemiológico, a condicionar doença hepática com cirrose, que desenvolveu um processo de eliminação espontânea no contexto de infeção vírica aguda.

Palavras-chave : Anticorpos Neutralizantes; Hepatite C Crónica; Hepatite C..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )