SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Retrato das Necessidades Paliativas de um Serviço de Medicina Interna de um Hospital Terciário em Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Medicina Interna

versión impresa ISSN 0872-671X

Resumen

DINIS, Ana Clara; NARCISO, Sofia; OLIVEIRA, Teresa  y  CATORZE, Nuno. Precisão Diagnóstica do Painel de Pneumonia Bio Fire® Filmarray® na Deteção de Microorganismos em Secreções Brônquicas. Medicina Interna [online]. 2023, vol.30, n.3, pp.6-10.  Epub 25-Oct-2023. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi.1497.

Introdução:

Um teste rápido de diagnóstico de pneumonia tem o potencial de orientar decisões clínicas, como o início de antibioterapia, permitindo a redução do uso de antibióticos de amplo espectro. Contudo, a aceitação desses testes de diagnóstico está dependente da sua precisão. De forma a avaliar a assertividade diagnóstica e a precisão do painel de pneumonia BioFire® FilmArray® (BFFA) na identificação de microorganismos em secreções brônquicas, realizamos este estudo retrospetivo, que decorreu no Serviço de Medicina Intensiva (SMI) do CMHT.

Métodos:

Neste estudo foram incluídos todos os doentes (n = 104) internados no nosso SMI com pneumonia e que realizaram o teste BFFA, entre dezembro de 2019 e março de 2021. As amostras do trato respiratório inferior foram colhidas e analisadas simultaneamente pelo BFFA e pela cultura microbiológica. O painel BFFA incluiu 18 bac-térias e 8 vírus, que comumente causam pneumonia, bem como 7 genes de resistência a antibióticos, identificados a partir de amostras quer de aspirado traqueal, quer de lavado broncoalveolar (LBA).

Resultados:

Este estudo incluiu 104 pacientes, com idade média de 62 anos. O BFFA foi positivo em 111/125 (88%) das amostras colhidas. As bactérias mais comummente detetadas foram Staphylococcus aureus (19%), Klebsiella pneumonia (14%) e Haemophilus influenza (10%).

Discussão:

Foi possível inferir a forte concordância entre os resultados do BFFA e do exame cultural na deteção de bactérias. De facto, a maioria das bactérias (76/106 [72%]) detetadas pelo BFFA também foram identificadas na cultura. Por outro lado, é de realçar que de todos os BFFA negativos, apenas um teve isolamento de agente no exame cultural.

Conclusão:

A análise de amostras de secreções respiratórias em tempo real com o BFFA tem o potencial de identificar microorganismos, assim como marcadores de resistência, mais rapidamente do que os métodos tradicionais baseados no exame cultural. De facto, o BFFA é um método rápido e preciso para deteção de microorganismos causadores de infeções do trato respiratório inferior com proporção de concordância positiva de 72% e proporção de concordância negativa próxima de 100%, na população estudada.

Palabras clave : Infecções Respiratórias/diagnóstico; Pneumonia/diagnóstico; Técnicas de Diagnóstico Molecular..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )