SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Precisão Diagnóstica do Painel de Pneumonia Bio Fire® Filmarray® na Deteção de Microorganismos em Secreções BrônquicasQualidade de Vida aos 3 e 6 Meses em Sobreviventes de Infeção SARS-CoV-2 Tratados em Enfermaria Respiratória Avançada: Análise de um Estudo de Coorte Prospetivo Português índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Medicina Interna

versão impressa ISSN 0872-671X

Resumo

AZEVEDO, Sofia Moura de et al. Retrato das Necessidades Paliativas de um Serviço de Medicina Interna de um Hospital Terciário em Portugal. Medicina Interna [online]. 2023, vol.30, n.3, pp.11-16.  Epub 25-Out-2023. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi.1594.

Introdução:

O perfil clínico dos doentes internados nos serviços de Medicina Interna caracteriza-se por cada vez maior fragilidade e complexidade. O objetivo principal deste trabalho foi determinar a prevalência das necessidades paliativas de um Serviço de Medicina Interna através do instrumento NECPAL.

Métodos:

Foi realizado um estudo institucional, clínico, descritivo, observacional e transversal. Dos 148 doentes in-ternados no Serviço de Medicina Interna de um hospital terciário, à data de 20 de abril de 2022, 122 doentes apre-sentaram critérios de elegibilidade para aplicação do NECPAL pelos profissionais de saúde (médicos e enfermeiros). A análise estatística foi realizada no software SPSS® versão 26.

Resultados:

A prevalência das necessidades paliativas neste Serviço de Medicina Interna foi de 88,5% (n = 108). Destes, 72,2% (n = 78) encontravam-se no estádio 3 de prognóstico do NECPAL, cuja mediana de sobrevivência é de 3,6 meses. A maioria dos profissionais de saúde (56,9%, n = 29) não tinha formação básica em cuidados paliativos. Os enfermeiros e médicos foram concordantes na maioria das suas avaliações em relação à pergunta surpresa, diferindo em 27,9% (n = 34) dos doentes, e em todos estes, a doença definidora de prognóstico era não oncológica.

Conclusão:

As necessidades paliativas neste Serviço de Medicina Interna são elevadas, retratando possivelmente a realidade nacional. Tornar as necessidades da nossa população visíveis é imperativo para uma melhor gestão dos cuidados individuais, recursos humanos e criação de planos governamentais.

Palavras-chave : Cuidados Paliativos; Medicina interna; Necessidades e Procura de Serviços de Saúde..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )