SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Prevalência e Abordagem do Delirium em Doentes de Cuidados Paliativos em Regime de Internamento versus em Regime DomiciliárioSíndrome Hemolítica Urémica e Infeção por SARS-CoV-2: Uma Associação Rara índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Medicina Interna

versión impresa ISSN 0872-671X

Resumen

DUQUE, Sofia et al. Recomendações para a Vacinação contra o Herpes Zoster: Documento de Consenso da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar. Medicina Interna [online]. 2023, vol.30, n.3, pp.34-45.  Epub 25-Oct-2023. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi.1886.

O herpes zoster (HZ), ou zona, é causado pela reativação do vírus varicela zoster latente. Trata-se de uma doença com elevada incidência, associada a grande morbilidade, que pode originar ou agravar uma situação de fragilidade do doente, o que realça a importância da vacinação. Entre os fatores de risco para HZ e nevralgia pós-herpética (NPH), a sua principal complicação, encontram-se a idade, a imunossupressão e a presença de doenças crónicas. A vacinação é uma estratégia eficaz na prevenção do HZ e da NPH. Em Portugal, estão disponíveis duas vacinas contra o HZ: a vacina viva atenuada e a vacina recombinante, a qual apresenta elevada eficácia contra o HZ e suas complicações, especialmente nas populações de maior risco, imunodeprimidas e com imunossenescência que têm contraindicação para a formulação viva atenuada. Contudo, a vacina contra o HZ não consta do Programa Nacional de Vacinação nem existem recomendações nacionais específicas para a imunização. Assim, a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e a As-sociação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar elaboraram um documento de consenso que estabelece orientações para a vacinação contra o HZ.

Recomenda-se a vacinação contra o HZ em todos os adultos com idade igual ou superior a 50 anos, assim como em adultos com idade entre 18 e 49 anos com risco elevado de zona, nomeadamente doentes com comorbilidades médicas ou imunossupressão. Os adultos imunocompetentes devem ser preferencialmente imunizados com a vacina recombinante, podendo receber a vacina viva atenuada em situações pontuais; os adultos imunocomprometidos só podem ser imunizados com a vacina recombinante. Recomenda-se a vacinação de indivíduos com antecedentes de zona e a imunização com a vacina recombinante de indivíduos previamente vacinados com a vacina viva atenuada. Salienta-se ainda a relevância da promoção da literacia do doente aquando do ato de prescrição da vacina contra o HZ, bem como o papel ativo do médico na sensibilização para a importância da vacinação contra esta patologia.

Palabras clave : Herpes Zoster; Idoso; Nevralgia Pós-Herpética; Vacina contra Herpes Zoster; Vacinação..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )