SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Hipocoagulação em Doentes com Fibrilhação Auricular e Internados por AVC HemorrágicoPneumomediastino como Complicação de Infeção SARS-CoV-2: Série de Casos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Medicina Interna

versão impressa ISSN 0872-671X

Resumo

SIMAS, Ana et al. Diabetes Gestacional: Casuística do Hospital da Horta de 2021 - Uma Preocupação Mantida. Medicina Interna [online]. 2023, vol.30, n.4, pp.9-14.  Epub 10-Jan-2024. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi.2061.

Introdução:

A diabetes gestacional (DG) é uma complicação frequente na gravidez. Existem evidências da associação entre a hiperglicemia materna e o risco de complicações obstétricas e neonatais. A preocupação no diagnóstico precoce, tem vindo a permitir, entre outros, diminuir essas complicações.

O Hospital da Horta tem verificado, com alguma preocupação, uma prevalência desta patologia persistentemente maior do que a dos dados nacionais. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a população com DG acompanhada e com parto no hospital em 2021.

Métodos:

Estudo retrospetivo das grávidas com DG seguidas em consulta e das grávidas com DG com parto neste hospital. Os dados foram recolhidos do sistema informático hospitalar, registados e gravados numa base de dados. As características demográficas e clínicas das grávidas foram analisadas, assim como as características dos bebés nascidos destas gravidezes.

Resultados:

Das grávidas com parto no hospital, 35% tiveram o diagnóstico de DG. Destas 58% tinham entre 30 e 39 anos. Das grávidas com DG seguidas em consulta, 35% tinham IMC de obesidade, e 35% de excesso de peso, sendo os restantes 30% normoponderais. Antecedentes familiares de diabetes mellitus (DM) estavam presentes em 36% das grávidas com DG e 35% tinham apresentado DG em gravidez anterior.

Conclusão:

Mantém-se a prevalência elevada de DG nesta instituição, com valores superiores aos dados de Portugal Continental, mostrando-se a importância de uma atenção redobrada para estas grávidas de modo a reduzir o risco de complicações. Embora não tenham sido recolhidos dados suficientes que permitam tirar conclusões quanto a eventuais causas para esta disparidade de resultados, é essencial investigar as mesmas.

Palavras-chave : Açores; Complicações na Gravidez; Diabetes Gestacional; Hiperglicemia..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )