SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Pneumomediastino como Complicação de Infeção SARS-CoV-2: Série de Casos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Medicina Interna

versão impressa ISSN 0872-671X

Resumo

ROCHA, Diana Isabel; RIBEIRO, Rui Flores  e  NOVO, Ana. Miopatia Necrotizante Induzida por Estatinas: Dois Casos Clínicos. Medicina Interna [online]. 2023, vol.30, n.4, pp.23-27.  Epub 10-Jan-2024. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi.1718.

A miopatia necrotizante induzida por estatinas é um efeito adverso imunomediado que, embora raro, deve ser suspeitado na presença de mialgias e rabdomiólise, que se podem manter mesmo após a suspensão do fármaco. O prognóstico é geralmente favorável, havendo necessidade de terapêutica imunossupressora na maioria dos casos. Apresentamos dois casos clínicos com documentação histológica, o segundo, com maior gravidade, a necessitar de terapêutica com imunoglobulinas endovenosas. As estatinas são fármacos prescritos frequentemente pelo seu papel no controlo do risco cardiovascular, pelo que é indubitável a necessidade de identificar esta entidade de modo que o diagnóstico e o início do tratamento sejam céleres, prevenindo sequelas.

Palavras-chave : Doenças Autoimunes/induzidas qui-micamente; Doenças Musculares/induzidas quimicamente; Hidroximetilglutaril-CoA Redutases; Inibidores de Hidroximetilglutaril-CoA Redutases/efeitos adversos; Miosite/induzida quimicamente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )