SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Ultrassonografia Pulmonar e Radiografia de Tórax: Existe uma Razão para um Líder entre os Dois? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Medicina Interna

versão impressa ISSN 0872-671X

Resumo

FERREIRA, Jorge et al. Doença Cardiovascular Aterosclerótica, Necessidades não Satisfeitas, e Inclisiran. Medicina Interna [online]. 2023, vol.30, n.4, pp.30-38.  Epub 10-Jan-2024. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi.1603.

A doença cardiovascular aterosclerótica (DCVA) lidera as principais causas de morte e incapacidade a nível mundial, acarretando um pesado impacto económico, correspondente a 1% do produto interno bruto em Portugal. O desenvolvimento e progressão da DCVA encontra-se em estreita relação com a hipercolesterolemia, sendo que níveis elevados de C-LDL são o seu fator de risco mais importante e facilmente modificável. A redução do C-LDL provou diminuir a incidência de eventos cardiovasculares e as recomendações europeias advogam valores alvo de C-LDL de acordo com o risco cardiovascular do doente. O risco da hipercolesterolemia é cumulativo, tornando-se relevante a redução do C-LDL o mais precocemente possível.

Apesar da eficácia e segurança demonstrada pelas diversas terapêuticas hipolipemiantes existentes, no mundo real a maioria dos doentes não atinge os valores lipídicos recomendados. Várias limitações ao adequado controlo lipídico foram apontadas, nomeadamente a baixa adesão dos doentes ao tratamento.

Inclisiran é o primeiro fármaco que permite inibir a síntese de PCSK9 através do mecanismo de RNA de interferência. Com uma administração subcutânea semestral, após administração nos dias 1 e 90, possibilita uma redução do C-LDL superior a 50%, com bom perfil de segurança. A vantagem da sua longa duração de ação permitirá potencialmente contornar a baixa adesão dos doentes ao tratamento e aumentar a efetividade na redução do C-LDL, que se poderá traduzir na redução da morbi-mortalidade por DCVA e do seu elevado impacto económico.

Palavras-chave : Anticolesterolémicos/uso terapêutico; Aterosclerose/ tratamento farmacológico; Doenças Cardiovasculares/tratamento farmacológico; Doenças cardiovasculares/prevenção e controlo; Hipercolesterolemia/tratamento farmacológico; RNA Interferente Pequeno/uso terapêutico..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )