SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Eficácia e segurança do infliximab no tratamento da doença de crohn: experiência de um centro português índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

FREIRE, R. et al. Interferão peguilado e ribavirina em doentes com hepatite crónica sem resposta sustentada ao interferão standard e ribavirina. J Port Gastrenterol. [online]. 2006, vol.13, n.2, pp.66-74. ISSN 0872-8178.

Introdução: Apesar de submetidos a tratamento, muitos dos doentes com hepatite C crónica permanecem infectados. Com o interferão peguilado e ribavirina, a resposta virológica sustentada ultrapassou os 50%, um acréscimo de 17 a 25% comparativamente ao interferão standard e ribavirina. Tal facto poderá fundamentar o retratamento dos doentes sem resposta a tratamentos anteriores. Objectivos: Avaliar a eficácia do tratamento com interferão peguilado e ribavirina, após falência do interferão standard e ribavirina. Identificar factores preditivos de boa resposta. Doentes e Métodos: Análise retrospectiva dos doentes retratados com interferão peguilado e ribavirina após falência do interferão standard e ribavirina. Resultados: Identificaram-se 27 doentes (78% do sexo masculino, média de idades de 43 anos). O genótipo 1 foi identificado em 23 doentes. Catorze tinham virémias superiores a 500.000 UI/L. Quinze doentes tinham efectuado interferão standard em monoterapia. Todos cumpriram tratamento com interferão standard e ribavirina, sendo a resposta nula em dois terços. Com o retratamento (interferão peguilado e ribavirina), a resposta sustentada atingiu 25,9% (7 doentes). Os factores preditivos de boa resposta foram: resposta virológica precoce ao retratamento e ausência de curso prévio de interferão em monoterapia. Conclusões: O retratamento deverá ser considerado, sobretudo se estiverem presentes os factores preditivos de boa resposta.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )