SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Heterotopia gástrica sob a forma de pólipo esofágicoLiver disease due to schistosoma guineensis: a review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Jornal Português de Gastrenterologia

Print version ISSN 0872-8178

Abstract

MURINELL, A.  and  PINHEIRO, E.. Acute pancreatitis due to simvastatin. J Port Gastrenterol. [online]. 2006, vol.13, n.2, pp.92-96. ISSN 0872-8178.

A pancreatite causada por fármacos ocorre numa incidência de 1,4-2% dos casos de pancreatite aguda, e deve ser equacionada sempre que as causas habituais de pancreatite aguda forem excluídas. Na maioria dos casos a gravidade da pancreatite por fármacos é pequena. A pancreatite aguda induzida por estatinas tem sido reportada pouco frequentemente mas, face à existência de referências de casos de pancreatite aguda causadas pela maioria das estatinas em uso, parece razoável admitir que possa estar implicado um efeito de classe das estatinas no mecanismo fisiopatológico. O mecanismo é desconhecido, mas o uso concomitante doutros fármacos parece ser importante em alguns casos. Os autores apresentam um caso de uma doente com pancreatite relacionada com sinvastatina, aconselhando que em geral, todos os doentes com pancreatite aguda causada por estatinas deveriam abdicar definitivamente da utilização destes fármacos. Foi feita uma revisão acerca dos vários tipos de reacções adversas possíveis a fármacos, salientando-se a importância da disciplina da farmacovigilância e da documentação adequada de cada reacção, de molde a tentar-se evitar a tempo lesões causadas por fármacos. A decisão médica de utilização de qualquer fármaco deverá ser baseada na relação entre risco de prescrição de um fármaco e benefícios potenciais nos doentes, considerados individualmente.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )