SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Cromoendoscopia de ampliação de lesões polipóides gástricasDoença celíaca no adulto: a propósito de um caso clínico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

BARATA, M. J. et al. Enterografia peroral por tomografia computorizada: avaliação da patologia do intestino delgado por tomografia computorizada multicorte com contraste oral de goma de alfarroba-sorbitol. J Port Gastrenterol. [online]. 2006, vol.13, n.3, pp.131-138. ISSN 0872-8178.

Introdução: O estudo do intestino delgado tem evoluído extraordinariamente, mas ainda não está definido um método referencial. Descreve-se a utilização em Tomografia Computorizada de um contraste oral usado em Ressonância Magnética. Objectivos: Avaliação da Enterografia Peroral por Tomografia Computorizada com goma de alfarroba-sorbitol no estudo do intestino delgado. Material e Métodos: Doze doentes realizaram Enterografia Peroral por Tomografia Computorizada: 7 por suspeita de doença de Crohn, 2 para estudo de doença de Crohn conhecida e 3 por hemorragia digestiva e/ou anemia. Efectuouse o estudo num aparelho multicorte, após admnistração endovenosa de contraste iodado, com distensão prévia do intestino com solução oral hiperosmolar (goma de alfarroba-sorbitol). Avaliou-se: tolerância, distensibilidade intestinal e acuidade diagnóstica deste método. Resultados: O exame foi bem tolerado em todos os doentes. Confirmou o diagnóstico de doença de Crohn em 4, avaliou complicações desta doença em 2, diagnosticou tumores no delgado em 1 e no cólon em 1. A distensibilidade intestinal foi boa ou óptima em todos. Registaram-se apenas complicações minor do contraste oral: desconforto abdominal em 1 e diarreia em 3. Conclusões: A Enterografia Peroral por Tomografia Computorizada com goma de alfarroba-sorbitol revelou-se uma técnica simples, bem tolerada e útil no estudo do intestino delgado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )