SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Apendicite aguda como manifestação inaugural de neoplasia gástricaUm caso de síndrome de compressão do tronco celiaco com eventual componente iatrogénico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

GONCALVES, C.; SILVA, F.; VASCONCELOS, H.  e  COTRIM, I.. Polipose linfomatosa múltipla. J Port Gastrenterol. [online]. 2006, vol.13, n.4, pp.191-195. ISSN 0872-8178.

Os linfomas do tubo digestivo são entidades raras que representam apenas 1-4% de todas as neoplasias gastrointestinais. As lesões infomatosas do cólon e recto são particularmente raras, contribuindo para apenas 0,5% dos tumores dessa topografia. Apresentamos o caso clínico de um doente de 55 anos, do sexo masculino, com o diagnóstico de polipose infomatosa múltipla por infoma de células do manto. A esse respeito, fazemos uma breve revisão da literatura focando os aspectos clínicos, anatomopatológicos e terapêuticos mais relevantes. Concluímos que o infoma do manto é o tipo histológico que mais frequentemente se apresenta sob a forma de polipose múltipla, caracterizando-se pela positividade imunohistoquimica para a ciclina D1. É uma patologia agressiva, com sobrevivência média de apenas 3 anos apesar de quimioterapia sistémica precoce.  

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )