SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue5O balão intragástrico nas formas graves de obesidadeAdalimumab: uma nova opção na doença de crohn? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Jornal Português de Gastrenterologia

Print version ISSN 0872-8178

Abstract

GONCALVES, C.; SILVA, F.  and  COTRIM, I.. Duplicação Duodenal. J Port Gastrenterol. [online]. 2006, vol.13, n.5, pp.220-225. ISSN 0872-8178.

As duplicações gastrointestinais são situações detectadas em cada 1/4500 autópsias, sendo que as duplicações duodenais são relativamente raras, contribuindo para apenas 5.5-7% do total de casos descritos. O quadro clínico é muito diversificado, podendo apresentar-se como síndrome oclusivo, pancreatite aguda, icterícia obstrutiva ou mesmo como episódio de hemorragia digestiva. Na maioria das vezes, o diagnóstico é feito durante a infância (cerca de 80% dos casos ainda durante o primeiro ano de vida), sendo mais incomum a sua detecção já na idade adulta. Apresentamos o caso clínico de um indivíduo de 29 anos, com queixas de epigastralgia inespecífica, a quem foi diagnosticada uma duplicação duodenal. A esse propósito, discutem-se os aspectos clínicos, métodos de diagnóstico e terapêutica.  

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )