SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número5Duplicação DuodenalTumor do estroma gástrico em doente jovem índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

SOUSA, H. T. et al. Adalimumab: uma nova opção na doença de crohn?. J Port Gastrenterol. [online]. 2006, vol.13, n.5, pp.229-232. ISSN 0872-8178.

Jovem de 15 anos portadora de doença de Crohn do cólon, não penetrante e não estenosante, com 1 ano de evolução. Trata-se de doente cortico-dependente e refractária à azatioprina, tendo a remissão sido obtida com infliximab, que foi descontinuado após reacção grave à 3ª infusão. Perante a reactivação da doença, apesar do tratamento com metotrexato e corticosteróides, obteve-se aprovação para o uso do adalimumab, conseguindo-se a redução do metotrexato, a suspensão da corticoterapia e a remissão clínica completa. Este caso ilustra os resultados promissores recentemente apresentados sobre o uso do adalimumab na doença de Crohn e, em particular, a sua segurança em doentes intolerantes ou com perda de resposta ao infliximab. A este propósito, os autores fazem uma revisão da literatura sobre esta provável nova opção no tratamento da doença de Crohn.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )