SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Utilidade da elastografia hepática transitória (FibroScan®) na cirrose hepáticaAdenocarcinoma do pâncreas localmente avançado e metastizado com resposta completa a quimioterapia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Jornal Português de Gastrenterologia

versión impresa ISSN 0872-8178

Resumen

FERRO, S. Mão de et al. Doença de Caroli segmentar em homem de 73 anos. J Port Gastrenterol. [online]. 2007, vol.14, n.1, pp.22-25. ISSN 0872-8178.

Caso Clínico: Homem de 73 anos. Colecistectomia há 9 anos. Colangite com 5 dias de evolução. Ecografia abdominal e CPRM mostraram dilatação e litíase das vias biliares intra-hepáticas esquerdas, sugestivas de doença de Caroli segmentar. Medicado com Imipenem. Quatro dias após a alta novo internamento por colangite. Efectuada CPRE com esfincterotomia e remoção dos cálculos da via biliar intra-hepática esquerda. Por recidiva e doença segmentar, submetido a hepatectomia esquerda. Comentários: A doença de Caroli é uma doença congénita, frequentemente assintomática nos primeiros 5 a 20 anos e raramente durante toda vida. Consiste na dilatação das vias biliares intra-hepáticas, em 20% dos casos com envolvimento segmentar. Litíase intra-ductal e colangites de repetição são complicações frequentes. A cirurgia corrige a doença segmentar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )