SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Resposta à Hormonoterapia em Doente com Hemorragia por Angioectasias do Intestino Delgado Diagnosticada por Cápsula Endoscópica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

BISPO, M. et al. O Balão Intra-Gástrico no Tratamento da Obesidade: Avaliação da Sua Eficácia, Segurança e Tolerabilidade. J Port Gastrenterol. [online]. 2008, vol.15, n.3, pp.103-109. ISSN 0872-8178.

Introdução:A OMS definiu como objectivo principal do tratamento da obesidade, uma redução de peso de 10 a 15%, para diminuição do risco cardiovascular global e comorbilidades associadas. Objectivos: Caracterizar e analisar a eficácia a curto e longo-prazo, segurança e tolerabilidade do balão intra-gástrico (BIG) no tratamento da obesidade. Métodos: Estudo retrospectivo do tratamento com 210 BIGs, em 194 doentes, entre Outubro/2000 e Junho/2007. A maioria dos doentes apresentava obesidade mórbida (IMC médio 47,8Kg/m2), com comorbilidades significativas. O tempo médio de permanência do BIG foi 7 meses. Resultados: No final do tratamento, constatou-se uma redução ponderal média de 12,9%. Obteve-se “sucesso clínico” (redução ponderal ≥10%), na maioria dos casos (60,5%). Em 2 grupos de 52 doentes hipertensos e 30 diabéticos, registou-se melhoria destas comorbilidades durante o tratamento em 61,5% e 66,7%, respectivamente. Não se registaram complicações significativas associadas ao BIG. Analisando a longo-prazo (12 meses após remoção) um coorte de 91 doentes, a redução média de peso foi 5,6%, sendo significativamente superior (>2 vezes) nos doentes com mais de 50 anos. Conclusões: O BIG é seguro e apresenta uma taxa de sucesso clínico satisfatória a curto-prazo, com melhoria das principais comorbilidades. A longo-prazo, foi mais eficaz nas faixas etárias mais avançadas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )