SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3O Balão Intra-Gástrico no Tratamento da Obesidade: Avaliação da Sua Eficácia, Segurança e TolerabilidadeUm Caso de Esófago Negro em Doente Alcoólico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

VELASCO, F. J. et al. Resposta à Hormonoterapia em Doente com Hemorragia por Angioectasias do Intestino Delgado Diagnosticada por Cápsula Endoscópica. J Port Gastrenterol. [online]. 2008, vol.15, n.3, pp.110-113. ISSN 0872-8178.

A cápsula endoscópica do intestino delgado é um método diagnóstico efectivo para o diagnóstico da hemorragia gastrointestinal de origem obscura. O tratamento médico adequado da hemorragia por angioectasias intestinais ainda é controverso. O tratamento hormonal tem sido o mais frequentemente descrito mas os resultados não são uniformes e a endoscopia por cápsula endoscópica não tem sido utilizada em ensaios terapêuticos controlados. Apresentamos o caso de um doente de 78 anos que teve vários episódios de hemorragia gastrointestinal desde que iniciou tratamento com varfarina. A endoscopia por cápsula do intestino delgado foi diagnóstica, mostrando múltiplas angioectasias, algumas com hemorragia activa. Desde que a terapia com estro génios-progestagénios foi instituída não voltou a apresentar episódios de hemorragia e os níveis de hemoglobina aumentaram.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )