SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Resposta à Hormonoterapia em Doente com Hemorragia por Angioectasias do Intestino Delgado Diagnosticada por Cápsula EndoscópicaDoença de Ménétrier: Regressão Completa após Erradicação do Helicobacter Pylori índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Jornal Português de Gastrenterologia

versión impresa ISSN 0872-8178

Resumen

MENDES, M. et al. Um Caso de Esófago Negro em Doente Alcoólico. J Port Gastrenterol. [online]. 2008, vol.15, n.3, pp.114-117. ISSN 0872-8178.

A necrose esofágica aguda é uma entidade raramente descrita na literatura, caracterizada endoscopicamente por uma coloração negra da mucosa do esófago. Tem sido associada à ingestão de cáusticos, à hipersensibilidade a fármacos, a infecções locais da mucosa e, mais frequentemente, a fenómenos de isquémia por instabilidade hemodinâmica. Recentemente, foram detectados alguns casos em doentes com ingestão alcoólica aguda e crónica e suas complicações, admitindo-se uma relação entre as duas entidades. Os autores descrevem um caso de esófago negro num doente internado por intoxicação alcoólica aguda, hematemeses, choque hipovolémico e pneumonia de aspiração. Atribui-se uma etiopatogénese multifactorial, que inclui a lesão directa e indirecta do álcool sobre a mucosa esofágica, assim como fenómenos de isquémia secundários ao choque hipovolémico e à pneumonia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )