SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Revisão das manifestações da hemocromatose A propósito de um caso clínico com 25 anos de evoluçãoIntestinal endometriosis diagnosed through colonoscopy-obtained specimens índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

NOBRE, S. Rito et al. Hepatotoxicidade por Nimesulide A propósito de um caso clínico. J Port Gastrenterol. [online]. 2008, vol.15, n.4, pp.168-172. ISSN 0872-8178.

Doente do sexo feminino, com 44 anos de idade, residenteem ambiente rural, com um quadro inicial de leucorreia e adenopatias inguinais, pelo que foi medicada com nimesulide. Dois dias depois desenvolveu sintomas constitucionais. Na admissão hospitalar apresentava icterícia, sufusão conjuntival e hiperémia orofaríngea. Laboratorialmente destacavam-se citopenia, citólise hepática marcada, colestase, insuficiência renal e elevação da proteína C reactiva. A investigação complementar revelou anticorpos antinucleares positivos, ligeiro aumento das imunoglobulinas M e E, e espessamento da parede vesicular. O teste de transformação linfoblástica para o nimesulide foi positivo. Registou-se melhoria clínica e laboratorial após a suspensão do fármaco. Os autores discutem as principais hipóteses diagnósticas, enfatizando os critérios definidores de hepatotoxicidade e a dificuldade inerente à comprovação deste diagnóstico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )