SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Gastrenterite eosinofílicaDifferential diagnosis between glomus tumor and carcinoid of the stomach índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Jornal Português de Gastrenterologia

versión impresa ISSN 0872-8178

Resumen

BEDANI, R.  y  ROSSI, E.A.. Microbiota intestinal e probióticos: Implicações sobre o câncer de cólon. J Port Gastrenterol. [online]. 2009, vol.16, n.1, pp.19-28. ISSN 0872-8178.

Atualmente, muito tem se discutido sobre o papel da microbiota intestinal, em particular das bactérias colônicas, na etiologia do câncer de cólon. Evidências revelam que uma microbiota desequilibrada pode contribuir para o desenvolvimento dessa doença. No entanto, estudos têm mostrado que os probióticos podem modular beneficamente a microbiota intestinal do hospedeiro, contribuindo para a inibição da carcinogênese. O presente trabalho tem como propósito apresentar uma revisão sobre a microbiota intestinal e sua relação com a promoção do câncer de cólon, bem como relatar, baseado em evidências científicas, os efeitos benéficos do consumo de probióticos e os possíveis mecanismos pelos quais esses microrganismos poderiam inibir o desenvolvimento desse tipo de câncer.

Palabras clave : Câncer de cólon; microbiota intestinal; probióticos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )