SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Pâncreas Divisum no Lado Oculto da Pancreatite Aguda Recorrente: um Desafio Diagnóstico e Terapêutico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

VIEIRA, Ana Margarida et al. Diarreia Associada a Clostridium Difficile num Hospital Central. J Port Gastrenterol. [online]. 2010, vol.17, n.1, pp.10-17. ISSN 0872-8178.

INTRODUÇÃO: Tem-se assistido a um aumento da incidência da diarreia associada ao Clostridium difficile (DACD) e ao aparecimento de estirpes de maior virulência. OBJECTIVOS: O objectivo do estudo foi a caracterização epidemiológica e clínica dos doentes adultos, internados consecutivamente, por DACD, num hospital central. MATERIAL E MÉTODOS: Análise retrospectiva dos doentes internados, em que se efectuou o diagnóstico histológico e/ou laboratorial de DACD, entre Janeiro de 2000 e Dezembro de 2007. RESULTADOS: 93 doentes, 62% homens, idade 66 ± 16 anos. Incidência anual média 3,71/10 000 internamentos, com aumento exponencial em 2007. A infecção foi nosocomial em 55%. História de antibioterapia prévia em 82%. A sensibilidade da toxina foi de 86%, da endoscopia 84% e da histologia 69%. Terapêutica dirigida em 69 doentes; metronidazole em 61 doentes. Re-infecção em 10% e doença refractária em 17%. Sem mortalidade associada. CONCLUSÕES: Verificou-se um aumento recente da incidência de DACD. A antibioterapia prévia foi o principal factor de risco. A pesquisa de toxina foi o método de diagnóstico mais sensível. A re-infecção foi mais frequente em doentes tratados com metronidazole, que pode não estar indicado, como terapêutica de primeira linha, nas infecções mais graves.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )