SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Abordagem conservadora de um caso de gastrite fleimonosa enfisematosa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

MURINELLO, António; TOME, Teresa; GOULAO, Augusto  e  COHEN, Álvaro. Tratamento pelo zinco na fase neurológica da doença de Wilson numa mulher com dois fetos com agenesia do corpo caloso. J Port Gastrenterol. [online]. 2010, vol.17, n.3, pp.116-125. ISSN 0872-8178.

CASO CLÍNICO: Doente com doença de Wilson (DW) diagnosticada 22 anos antes, tratada inicialmente com sucesso com zinco, desenvolveu doença neuropsiquiátrica após anos de terapêutica irregular. A reintrodução do zinco foi eficaz. Após gravidez normal, teve duas interrupções terapêuticas por agenésias do corpo caloso fetal, e um caso de morte fetal. Fez-se revisão da genética, fisiopatologia, resposta clínica e imagiológica à terapêutica com zinco, problemas da gravidez na DW, aconselhando-se manutenção terapêutica. Aventa-se hipótese da hipocuprémia induzida pelo zinco ser causal na anomalia fetal cerebral, em contraponto a outras duas possibilidades, uma relacionada com a própria DW, a outra a de ser resultante de uma das várias síndromes congénitas de agenésia do corpo caloso, não diagnosticáveis pelos meios de diagnóstico acessíveis aos autores.

Palavras-chave : Doença de Wilson; zinco; agenésia do corpo caloso; hipocuprémia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )