SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Infecção pelo vírus da hepatite B em doentes sujeitos a terapêutica imunossupressora ou quimioterapia citotóxica - a propósito de um caso clinico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

CALDEIRA, Ana et al. Hemorragia digestiva média de causa pouco frequente. J Port Gastrenterol. [online]. 2010, vol.17, n.4, pp.172-177. ISSN 0872-8178.

INTRODUÇÃO: A endometriose consiste na presença de tecido endometrial ectópico em mulheres na idade reprodutiva. Geralmente surge em órgãos e estruturas dentro da cavidade pélvica, sendo o tubo digestivo a localização extrapélvica mais frequente. CASO CLÍNICO: Mulher, 40 anos, com antecedentes de gravidez ectópica e salpingectomia bilateral que recorreu ao Serviço de Urgência por hematoquézias. Os exames endoscópicos permitiram identificar o intestino delgado como provável origem da hemorragia digestiva. Laparoscopia exploradora com identificação de endometriose do ovário com invasão do íleon. CONCLUSÃO: A hemorragia digestiva é uma forma de apresentação da endometriose pouco frequente. Os autores alertam para a importância de considerar esta entidade clínica no diagnóstico diferencial de hemorragia digestiva de origem obscura, especialmente em mulheres jovens.

Palavras-chave : Endometriose; hemorragia digestiva; endométrio; hematoquézias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )