SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número6Enteroscopia por cápsula na suspeita de doença de Crohn: há lugar para o Score de Lewis na prática clínica?Amebíase invasiva índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

VALENTE, Cristina; FERNANDES, Cláudia  e  TRINDADE, Luís. Hepatite C aguda no profissional de saúde - revisão a propósito de um caso clínico. J Port Gastrenterol. [online]. 2010, vol.17, n.6, pp.255-261. ISSN 0872-8178.

O vírus da hepatite C (VHC) representa actualmente uma das causas mais importantes de hepatite crónica, cirrose e carcinoma hepatocelular. A hepatite C aguda sintomática manifesta-se em cerca de 10 a 15% dos indivíduos, podendo ocorrer uma resolução espontânea em quase metade dos casos; por outro lado a grande maioria das formas assintomáticas tende a evoluir para a cronicidade. A transmissão do VHC, seguindo-se a uma picada acidental, constitui uma importante preocupação para os Profissionais de Saúde. A monitorização destes profissionais constitui a melhor forma de avaliar a necessidade do tratamento da fase aguda, de forma a prevenir a evolução para formas crónicas. Todos aqueles que mantêm um RNA-VHC positivo à 12ª semana após o acidente são potenciais candidatos ao tratamento. Tem sido claramente demonstrado, em vários estudos, o benefício do tratamento da Hepatite C aguda, atingindo-se taxas de cura de 90 a 95%.

Palavras-chave : Hepatite C aguda; profissional de saúde; tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )