SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número5Avaliação do Nível de Consciência Acerca dos Factores de Risco para Cancro Gástrico na População do Concelho de Vila Nova de GaiaCarcinoma de Pequenas Células do Esófago: Apresentação de dois Casos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

MONSANTO, Pedro; LERIAS, Clotilde; CABRAL, José Eduardo Pina  e  SOFIA, Carlos. Peritonite por Candida albicans. J Port Gastrenterol. [online]. 2011, vol.18, n.5, pp.239-242. ISSN 0872-8178.

Excluindo casos de peritonite secundária por perfuração de víscera oca, abcesso abdominal ou diálise peritoneal, o isolamento de fungos de uma ascite cirrótica é muito raro. Nesta, a peritonite bacteriana espontânea é uma das complica­ções melhor descritas, sendo os bacilos entéricos Gram-negativos os patogénios mais frequentemente implicados. Ao invés, o significado clínico do isolamento de fungos na ascite de cirróticos permanece um tema controverso. No presente artigo, os autores, através da apresentação de um caso clínico, pretendem debruçar-se sobre as implicações clínicas da identificação de Candida albicans no líquido ascítico.

Palavras-chave : Candida albicans; cirrose hepática; peritonite fúngica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )