SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número5Esofagite eosinofílica e azia refratária: relato de caso e revisão da literaturaTumor neuroendócrino do canal anal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

FERREIRA, Rosa et al. Hepatite aguda induzida por fosfomicina: relato de um caso clínico e revisão da literatura. J Port Gastrenterol. [online]. 2012, vol.19, n.5, pp.263-266. ISSN 0872-8178.

A fosfomicina é um antibiótico de largo espectro, que pertence ao grupo do ácido fosfónico e é eficaz contra a maioria dos microorganismos do tracto urinário. Pela sua eficácia e segurança no tratamento de infecções do tracto urinário não complicadas é amplamente usado no nosso país nesta situação clínica. É um fármaco geralmente bem tolerado e que não parece causar efeitos adversos graves. A maioria dos efeitos laterais relatada é gastrointestinal. A hepatotoxicidade induzida com a fosfomicina tem sido raramente descrita.Os autores descrevem um caso de hepatite aguda induzida por uma dose única de 3 g de fosfomicina, numa doente adulta previamente saudável.

Palavras-chave : Hepatite aguda; Fosfomicina; Dose única de 3 g; Efeitos adversos; Cistite aguda.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )