SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número6Neoplasia mucinosa papilar intraductal do ducto principal e dos ductos secundários pancreáticos: a propósito de 2 casos clínicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Jornal Português de Gastrenterologia

versión impresa ISSN 0872-8178

Resumen

MARQUES, Inês et al. Pseudopolipose gigante na colite ulcerosa: caso clínico e revisão da literatura. J Port Gastrenterol. [online]. 2012, vol.19, n.6, pp.308-311. ISSN 0872-8178.  https://doi.org/10.1016/j.jpg.2012.04.025.

A pseudopolipose gigante do cólon é uma complicação rara, habitualmente associada a doença inflamatória intestinal. Corresponde a uma exuberante coleção de pseudopólipos que podem confundir-se com neoplasia. Descreve-se o caso de um doente de 23 anos com colite ulcerosa que iniciou um quadro de suboclusão intestinal. Realizou colonoscopia que demonstrou no cólon transverso uma massa polipóide que ocupava a quase totalidade do lúmen intestinal. Foi submetido a hemicolectomia direita alargada e a peça cirúrgica em seção demonstrava a presença de múltiplos pseudopólipos de grandes dimensões que microscopicamente correspondiam a exuberante hiperplasia glandular, com denso infiltrado inflamatório transmural, sem evidência de displasia ou neoplasia, permitindo assim o diagnóstico de pseudopolipose gigante do cólon associada a doença inflamatória intestinal.

Palabras clave : Pseudopolipose gigante; Doença inflamatória intestinal; Colite ulcerosa; Obstrução intestinal.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )