SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número6Neoplasia mucinosa papilar intraductal do ducto principal e dos ductos secundários pancreáticos: a propósito de 2 casos clínicosCirrose hepática em doente jovem: caso clínico e revisão da literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Jornal Português de Gastrenterologia

versión impresa ISSN 0872-8178

Resumen

COUTO, Mariana; SAMPAIO, Graça; PIEDADE, Susana  y  ALMEIDA, Mário Morais de. Alergia às proteínas do leite de vaca em adolescente com anafilaxia: uma opção terapêutica inovadora. J Port Gastrenterol. [online]. 2012, vol.19, n.6, pp.318-322. ISSN 0872-8178.  https://doi.org/10.1016/j.jpg.2012.04.027.

A alergia às proteínas do leite de vaca (APLV) é uma patologia cada vez mais prevalente e com duração mais prolongada. A dieta de evicção é muitas vezes difícil, sendo frequentes as reações adversas por ingestão de alergénio oculto. Reportamos o caso clínico de um adolescente com antecedentes de APLV de longa duração, com clínica de vários episódios de anafilaxia por ingestão de leite de vaca (LV) como alergénio oculto, submetido com sucesso a protocolo de indução de tolerância ao LV, tendo-se alcançado uma dose diária de 200 ml, permitindo uma dieta livre. Este procedimento, realizado em centros especializados e por equipas experientes, constitui uma estratégia terapêutica inovadora, nomeadamente em casos de APLV grave, influenciando a história natural da doença e prevenindo a ocorrência de acidentes, possibilitando assim uma melhoria significativa da qualidade de vida. É importante a sua divulgação para que sejam oferecidas a estes doentes as melhores opções de tratamento.

Palabras clave : Alergia; Adolescente; Anafilaxia; Indução de tolerância; Leite de vaca.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )