SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Relação do trânsito cólico na diabetes mellitus tipo 2 com a idade, o género, a duração da doença e a HbA1cMigração de prótese esofágica para a região ileocecal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

CARROLA, Paulo; MILITAO, Isabel  e  PRESA, José. Infeções bacterianas no doente com cirrose hepática. J Port Gastrenterol. [online]. 2013, vol.20, n.2, pp.58-65. ISSN 0872-8178.  https://doi.org/10.1016/j.jpg.2012.09.008.

As infeções bacterianas são uma complicação frequente na cirrose hepática, principalmente nos doentes internados. Os autores fazem uma revisão da prevalência, fatores de risco e patogénese das infeções bacterianas no doente com cirrose hepática, salientando os mecanismos da translocação bacteriana. As infeções bacterianas mais comuns na cirrose são as designadas infeções «espontâneas», nomeadamente a peritonite bacteriana espontânea, o empiema pleural bacteriano espontâneo e a bacteriémia espontânea. No final, faz-se uma breve referência às estratégias de prevenção da infeção na cirrose, nomeadamente a profilaxia da peritonite bacteriana espontânea e a prevenção das infeções virais ou bacterianas específicas através da vacinação.

Palavras-chave : Infeção; Cirrose hepática; Translocação bacteriana.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )