SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Sífilis: uma causa rara de hepatite colestáticaLesões cerebrais desmielinizantes em doente com doença de Crohn sob adalimumab índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Jornal Português de Gastrenterologia

versión impresa ISSN 0872-8178

Resumen

PIMENTEL, Rita; POCAS, Fernando Castro; FERREIRA, José Manuel Castro  y  AREIAS, Jorge Alberto. Neoplasia mucinosa papilar intraductal com fistulização gástrica e duodenal: uma forma rara de apresentação. J Port Gastrenterol. [online]. 2013, vol.20, n.2, pp.74-78. ISSN 0872-8178.  https://doi.org/10.1016/j.jpg.2012.07.003.

A neoplasia mucinosa papilar intraductal (NMPI) constitui uma lesão cística pancreática rara com elevado potencial maligno. Apresentamos o caso de um homem, 64 anos, avaliado em consulta por esteatorreia e emagrecimento (17% do peso corporal). A colonoscopia mostrou gotículas de gordura nas fezes, sem outras alterações. Na endoscopia alta observou-se um orifício fistuloso, com drenagem de muco, no bolbo duodenal e papila de Vater protuberante, possivelmente por compressão extrínseca. TAC abdominal mostrou lesão cística cefalopancreática com 5,8 cm, Wirsung marcadamente dilatado, colédoco ligeiramente dilatado. Ecoendoscopia revelou lesão multicística cefalopancreática, de contornos irregulares, sugestiva de NMPI. Citologia, obtida por punção aspirativa guiada por ecoendoscopia, confirmou NMPI. A RMN demonstrou a NMPI com fistulização para o estômago e para o bolbo duodenal. Realizada duodenopancreatectomia cefálica, obtendo-se um diagnóstico anátomo-patológico de adenocarcinoma mucinoso enxertado em NMPI. Ausência de evidência de recidiva em 14 meses de seguimento. A NMPI é geralmente diagnosticada em fase assintomática, sendo a esteatorreia a manifestação mais rara. Ocorre fistulização para órgãos adjacentes em 7-15% dos casos. Fistulização combinada para duodeno e estômago ocorre em apenas 6%.

Palabras clave : Neoplasia pancreática; Adenocarcinoma mucinoso; Fístula.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )