SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número5Hepatite E fulminante numa mulher grávidaUtilização de endoclips para o encerramento de fistula esofagomediastínica secundária a tuberculose índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Jornal Português de Gastrenterologia

versión impresa ISSN 0872-8178

Resumen

DOMINGUES, Mariana; FERREIRA, Sandra  y  GONCALVES, Isabel. Doença de Wilson numa criança obesa. J Port Gastrenterol. [online]. 2013, vol.20, n.5, pp.215-218. ISSN 0872-8178.  https://doi.org/10.1016/j.jpg.2013.03.003.

Apresenta-se o caso de uma criança assintomática referenciada por suspeita de fígado gordo não alcoólico associado a história prolongada de excesso de peso/obesidade. Apresentava elevação das enzimas de citólise hepática e ecografia abdominal compatível com esteatose do fígado. Apesar de perda ponderal inicial, acompanhada de descida das enzimas, a deteção de um valor de ceruloplasmina inferior ao limite do normal obrigou a investigação adicional, incluindo estudos de genética e biologia molecular, que confirmaram Doença de Wilson. Um terço das crianças obesas tem fígado gordo não alcoólico. Uma percentagem reduzida terá associada outra patologia. A Doença de Wilson é um distúrbio hereditário do metabolismo do cobre com um largo espectro clínico. Nas crianças predominam as manifestações hepáticas, pelo que esta patologia deve ser sistematicamente excluída em doentes com alterações hepáticas não enquadráveis nos diagnósticos mais habituais. Sendo uma doença tratável, sublinha-se a necessidade de manter o elevado nível de suspeição para que se possa intervir precocemente.

Palabras clave : Doença de Wilson; Obesidade; Cobre; ATP7B; Idade pediátrica; Doença hepática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )