SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Comparative study of spot urine Na/K ratio and 24-hour urine sodium in natriuresis evaluation of cirrhotic patients with ascitesPrimary adenocarcinoma of the third portion of the duodenum with concomitante identification of GIST of the jejunum: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Jornal Português de Gastrenterologia

Print version ISSN 0872-8178

Abstract

ANEAS, Geruza Costa Gonzaga  and  DANTAS, Roberto Oliveira. A videofluoroscopia da deglutição na investigação da disfagia oral e faringeana. J Port Gastrenterol. [online]. 2014, vol.21, n.1, pp.21-25. ISSN 0872-8178.  https://doi.org/10.1016/j.jpg.2013.11.004.

O exame videofluoroscópico (VFS) é considerado o melhor recurso para avaliação dos distúrbios da deglutição. A sua introdução permitiu o melhor conhecimento da fisiologia da deglutição e das alterações provocadas por doenças que causam disfagia. Embora o exame seja fácil de ser executado, requer treinamento e experiência. As principais vantagens da videofluoroscopia são: os resultados são passíveis de análise posterior, mensuração objetiva em programa computadorizado e a possibilidade de análise precisa e imediata da deglutição em diversas posições e com deglutição de bolos com diferentes volumes e consistências. Dentre as desvantagens estão: exposição à radiação, utilização do contraste de bário e a subjetividade na análise pelos examinadores. É um exame essencial em uma clínica que investiga, diagnostica e trata pacientes com disfagia provocada por doenças em boca e faringe.

Keywords : Videofluoroscopia; Deglutição; Disfagia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )