SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Análise comparativa da razão Na/K em amostra isolada de urina com sódio na urina de 24 horas na avaliação da natriurese de cirróticos com asciteAdenocarcinoma primário da terceira porção do duodeno com identificação concomitante de GIST do jejuno: caso clínico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

ANEAS, Geruza Costa Gonzaga  e  DANTAS, Roberto Oliveira. A videofluoroscopia da deglutição na investigação da disfagia oral e faringeana. J Port Gastrenterol. [online]. 2014, vol.21, n.1, pp.21-25. ISSN 0872-8178.  https://doi.org/10.1016/j.jpg.2013.11.004.

O exame videofluoroscópico (VFS) é considerado o melhor recurso para avaliação dos distúrbios da deglutição. A sua introdução permitiu o melhor conhecimento da fisiologia da deglutição e das alterações provocadas por doenças que causam disfagia. Embora o exame seja fácil de ser executado, requer treinamento e experiência. As principais vantagens da videofluoroscopia são: os resultados são passíveis de análise posterior, mensuração objetiva em programa computadorizado e a possibilidade de análise precisa e imediata da deglutição em diversas posições e com deglutição de bolos com diferentes volumes e consistências. Dentre as desvantagens estão: exposição à radiação, utilização do contraste de bário e a subjetividade na análise pelos examinadores. É um exame essencial em uma clínica que investiga, diagnostica e trata pacientes com disfagia provocada por doenças em boca e faringe.

Palavras-chave : Videofluoroscopia; Deglutição; Disfagia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )