SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue34Social housing policy in Portugal: From 1974 to the presentSpaces neither-nor - Neither Public nor Private, in Large-Scale Social Housing Buildings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Forum Sociológico

Print version ISSN 0872-8380On-line version ISSN 2182-7427

Abstract

JORGE, Sílvia  and  CAROLINO, Júlia. Um lugar em produção: O caso da Cova da Moura. Forum Sociológico [online]. 2019, n.34, pp.19-30.  Epub Aug 04, 2021. ISSN 0872-8380.  https://doi.org/10.4000/sociologico.4980.

Resultantes da ocupação e construção sem licença em terrenos públicos e/ou privados, os bairros autoproduzidos, não reconhecidos legalmente pelo poder público, tendem a ser reduzidos às suas falhas e carências, espelhadas nas designações que lhes são geralmente atribuídas, como “bairros de barracas” ou “bairros precários”. Por sua vez, este sentido negativo e pejorativo acaba por influenciar ou determinar a forma como técnicos e decisores políticos leem estes territórios, tendendo-se a preconizar a demolição do tecido urbano existente, distante dos parâmetros e da imagem de cidade hegemónicos. Tomando como caso de estudo o bairro da Cova da Moura, na Amadora, convocamos os conceitos de “lugar” e de “direito ao lugar” para explorar diferentes leituras e perceções sobre este território, cruzando duas perspetivas - uma mais antropológica e outra sócio-urbanística -, num diálogo entre as dinâmicas e aspirações locais e as políticas e instrumentos de intervenção propostos ao longo do tempo. Face à existência de uma realidade local plural e negociada, propõe-se um novo olhar sociopolítico sobre a mesma, inscrito na luta pelo direito ao lugar aqui em destaque.

Keywords : produção do lugar; direito ao lugar; Cova da Moura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )