SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Política de habitação social em Portugal: De 1974 à actualidadeEspaços Nem-nem - Nem Públicos Nem Privados, em Edifícios de Habitação Social de Grande Porte índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Forum Sociológico

versão impressa ISSN 0872-8380versão On-line ISSN 2182-7427

Resumo

JORGE, Sílvia  e  CAROLINO, Júlia. Um lugar em produção: O caso da Cova da Moura. Forum Sociológico [online]. 2019, n.34, pp.19-30.  Epub 04-Ago-2021. ISSN 0872-8380.  https://doi.org/10.4000/sociologico.4980.

Resultantes da ocupação e construção sem licença em terrenos públicos e/ou privados, os bairros autoproduzidos, não reconhecidos legalmente pelo poder público, tendem a ser reduzidos às suas falhas e carências, espelhadas nas designações que lhes são geralmente atribuídas, como “bairros de barracas” ou “bairros precários”. Por sua vez, este sentido negativo e pejorativo acaba por influenciar ou determinar a forma como técnicos e decisores políticos leem estes territórios, tendendo-se a preconizar a demolição do tecido urbano existente, distante dos parâmetros e da imagem de cidade hegemónicos. Tomando como caso de estudo o bairro da Cova da Moura, na Amadora, convocamos os conceitos de “lugar” e de “direito ao lugar” para explorar diferentes leituras e perceções sobre este território, cruzando duas perspetivas - uma mais antropológica e outra sócio-urbanística -, num diálogo entre as dinâmicas e aspirações locais e as políticas e instrumentos de intervenção propostos ao longo do tempo. Face à existência de uma realidade local plural e negociada, propõe-se um novo olhar sociopolítico sobre a mesma, inscrito na luta pelo direito ao lugar aqui em destaque.

Palavras-chave : produção do lugar; direito ao lugar; Cova da Moura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )