SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Contributos para a compreensão da mobilidade: Uma análise às travessias pedonaisMobilidade e diferenciação dos espaços de lazer e de turismo: Perceções dos visitantes e dos residentes de um destino turístico do interior índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Forum Sociológico

versão impressa ISSN 0872-8380versão On-line ISSN 2182-7427

Resumo

BAPTISTA, Luís Vicente; NOFRE, Jordi  e  JORGE, Maria do Rosário. Mobilidades temporárias na cidade turística: O caso do centro histórico de Lisboa. Forum Sociológico [online]. 2020, n.36, pp.47-55.  Epub 02-Ago-2021. ISSN 0872-8380.  https://doi.org/10.4000/sociologico.9152.

O surgimento de “novas” mobilidades coloca o homo/mulier mobilis como actor-chave das nossas cidades. Visitantes, turistas, estudantes universitários e migrantes transnacionais mudam e re-significam o(s) quotidiano(s) urbano(s) de múltiplas formas, moldando uma nova topografia social do consumo nesta era móvel digital. Nesse sentido, o turismo, forma por excelência de mobilidade temporária, tem visíveis impactos nos territórios, urbanos e globais. Este artigo visa contribuir, através de um olhar sociológico, para a compreensão das mudanças verificadas em contextos urbanos particulares, destacando o caso do centro de Lisboa através da abordagem das mobilidades nas suas diferentes escalas fenomenológicas (transnacional/urbana/microlocal) e dos seus múltiplos protagonistas, práticas e dinâmicas territoriais.

Palavras-chave : turismo; mudanças urbanas; mobilidade; Lisboa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )