SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Mobilidades temporárias na cidade turística: O caso do centro histórico de LisboaDesenhando a mobilidade. A potencialidade do sketching nos estudos de mobilidade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Forum Sociológico

versão impressa ISSN 0872-8380versão On-line ISSN 2182-7427

Resumo

REIS, Paula  e  BALTAZAR, Maria da Saudade. Mobilidade e diferenciação dos espaços de lazer e de turismo: Perceções dos visitantes e dos residentes de um destino turístico do interior. Forum Sociológico [online]. 2020, n.36, pp.57-65.  Epub 02-Ago-2021. ISSN 0872-8380.  https://doi.org/10.4000/sociologico.9187.

Perante a intensificação da mobilidade nas sociedades contemporâneas e os novos comportamentos e hábitos de consumo, os territórios rurais de baixa densidade emergem como destinos turísticos alternativos e de diferenciação para o desenvolvimento de atividades turísticas e de lazer.

A partir de dados recolhidos com questionários e focus group, este artigo pretende evidenciar formas de mobilidade voluntária em que se envolvem os consumidores urbanos, na busca de experiências turísticas, como o crescente interesse pelos destinos do interior - as Aldeias Históricas de Portugal -, e ilustrar as perceções dos residentes sobre as alterações na vida das comunidades.

Os resultados obtidos revelam que o destino é espaço de refúgio para curtos períodos de lazer e turismo em contacto com os recursos históricos - arquitetónicos e culturais - por parte dos visitantes. As perceções dos impactes destas novas incursões divergem em cada aldeia segundo o tipo de interação entre visitantes e residentes.

Palavras-chave : mobilidade; turismo; perceções; Aldeias Históricas de Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )