SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Contrução de um modelo de análise e comparação de políticas locais dirigidas ao envelhecimento populacionalO teatro aberto em Lisboa: Notas de pesquisa sobre uma experiência de participação cultural índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Forum Sociológico

versão impressa ISSN 0872-8380versão On-line ISSN 2182-7427

Resumo

MUCCHIELLI, Laurent. Para uma sociologia dos crimes ambientais. Reflexões sobre o caso dos pesticidas em França. Forum Sociológico [online]. 2020, n.37, pp.19-26.  Epub 05-Ago-2021. ISSN 0872-8380.  https://doi.org/10.4000/sociologico.9412.

A questão das catástrofes ambientais e sanitárias, causadas pelas actividades económicas humanas, tem sido cada vez mais divulgada desde os anos 70. Uma sociologia do ambiente e depois uma sociologia do risco desenvolveu-se nos Estados Unidos e depois na Europa. Mas só muito recentemente é que a sociologia do desvio se debruçou sobre estes temas, questionando a existência de práticas criminosas que, por vezes, desempenham um papel importante na perpetuação das ameaças. A sociologia do desvio inspira-se na tradição de investigação sobre a “criminalidade de colarinho branco” iniciada por Edwin Sutherland e, mais precisamente, na investigação sobre a criminalidade empresarial. Este artigo procura contribuir para a constituição e a problematização deste relativamente novo campo de investigação na Europa continental que, aqui, é ilustrado com o exemplo da poluição do solo e da água por pesticidas utilizados maciçamente na agricultura em França.

Palavras-chave : crimes ambientais; crimes corporativos; poluição do solo e da água; pesticidas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )