SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37O teatro aberto em Lisboa: Notas de pesquisa sobre uma experiência de participação culturalEnsino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: Uma análise com base nas perceções dos diplomados índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Forum Sociológico

versão impressa ISSN 0872-8380versão On-line ISSN 2182-7427

Resumo

NOFRE, Jordi; MARTINS, João C.; VAZ, Domingos  e  VALE PIRES, Cristina. Governança liminar na noite lisboeta. Forum Sociológico [online]. 2020, n.37, pp.39-48.  Epub 05-Ago-2021. ISSN 0872-8380.  https://doi.org/10.4000/sociologico.9266.

Nos últimos anos, a expansão e a mercantilização da vida noturna nas áreas centrais de Lisboa envolveram, em particular, alguns impactos críticos e indesejáveis quer ao nível social e espacial quer ao nível da governança urbana, bem como o agravamento das condições de habitabilidade da comunidade durante o período noturno. Tomando o antigo bairro portuário do Cais do Sodré como caso de estudo particular, este artigo apresenta uma análise dos principais regulamentos, leis e normas relacionados com vida noturna aprovados nos últimos anos quer pela autarquia quer pelo Estado central. O artigo argumentará que a interação promovida pelo setor público entre a privatização e a liminalidade da segurança pública nos locais/bairros de vida noturna e a (neo)liberalização dos regulamentos sobre horários de funcionamento estão na base da governança liminar da vida noturna em Lisboa.

Palavras-chave : diversão noturna; comunidade; governança; Cais do Sodré.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )