SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue39The situation of vulnerability of indigenous communities and special case of Xinguanos against Covid and due to state omissions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Forum Sociológico

Print version ISSN 0872-8380On-line version ISSN 2182-7427

Abstract

PELIZ, Marina; BOAVIDA, Nuno; MONIZ, António Brandão  and  KUZNETSOVA, Yuliya. O papel dos parceiros sociais na governança do sistema de educação e formação vocacional dual: O caso português. Forum Sociológico [online]. 2021, n.39, pp.67-79.  Epub Dec 07, 2021. ISSN 0872-8380.  https://doi.org/10.4000/sociologico.10317.

Portugal tem sido referido como um exemplo de níveis mais baixos de integração dos parceiros sociais na governação dos sistemas de educação e formação (Sanz de Miguel, 2017). Faltam pesquisas sobre a eficácia da governança do único programa próximo ao conceito de Educação e Formação Dual: o sistema de Aprendizagem. Um piloto de Educação e Formação Dual inspirado no modelo alemão começou em 2012 e foi encerrado em 2016 sem que tivesse ocorrido uma avaliação substancial ao programa. O objetivo deste documento é fornecer uma visão geral do papel que os parceiros sociais têm na governação do atual sistema de educação e formação dual português. Procedeu-se a uma extensa revisão da literatura científica e cinzenta sobre o sistema dual em Portugal, direcionado para jovens bem como a consultas a bases de dados de fontes estatísticas oficiais. A nossa pesquisa revela um papel formal complexo: A agência de emprego IEFP financia a Aprendizagem e negocia com os principais parceiros sociais a atribuição da Taxa Social Única aos seus centros regionais. Indiretamente, muitos parceiros sociais estão formalmente envolvidos na governança geral do sistema de educação e formação, participando de várias estruturas de coordenação e monitoramento do Sistema Nacional de Qualificações e outras agências reguladoras (IEFP e ANQEP). Neste artigo discutimos também as possíveis causas do insucesso do programa piloto de educação e formação dual em Portugal, que se concretizou no âmbito de uma revisão curricular do ensino básico e secundário.

Keywords : educação e formação dual; aprendizagem; governança; parceiros sociais.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )