SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Viver com o melhor da saúde. Heterogeneidade e identidade no envelhecimento saudável índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Forum Sociológico

versão impressa ISSN 0872-8380versão On-line ISSN 2182-7427

Resumo

COELHO, Patrícia; JOSE, José de São  e  MARTINS, João Eduardo. “Quando a saúde ficou a perder ou a crise passou ao lado”: Um olhar sociológico sobre os efeitos da crise e da austeridade na saúde autopercebida dos mais velhos. Forum Sociológico [online]. 2022, n.40, pp.11-19.  Epub 29-Jul-2022. ISSN 0872-8380.  https://doi.org/10.4000/sociologico.10395.

A crise económica de 2008 levou à austeridade em Portugal e na União Europeia. Este artigo apresenta os resultados parciais de uma investigação qualitativa, os quais dão conta dos efeitos da crise e da austeridade na saúde autopercebida dos mais velhos. A literatura é vasta, mas poucos são os estudos a incluir esta população e muito menos aqueles que dão voz às suas experiências. A partir de uma Abordagem Biográfica/Narrativa, entrevistou-se 28 indivíduos, entre os 69 e os 92 anos de idade, portugueses e residentes em Faro. Os resultados mostram dois padrões: i) a saúde perdeu com a crise e a austeridade e ii) a crise e a austeridade passaram ao lado da saúde. Estes resultados contribuem para conhecer os efeitos da crise e da austeridade na saúde autopercebida dos mais velhos e revelam a importância da interligação das suas vidas com as vidas dos seus familiares.

Palavras-chave : austeridade; pessoas idosas; saúde autopercebida; Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )