SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40E tudo a viuvez levou? O impacto da morte do cônjuge no papel das mulheres nas famíliasHabitação e dinâmicas sociodemográficas no Portugal contemporâneo: Contributo para uma discussão sobre “Habitação e natalidade: Enquadramento e políticas públicas” índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Forum Sociológico

versão impressa ISSN 0872-8380versão On-line ISSN 2182-7427

Resumo

AZEVEDO, Liliana. Este país é para velhos? Migrações e envelhecimento em Portugal. Forum Sociológico [online]. 2022, n.40, pp.73-84.  Epub 29-Jul-2022. ISSN 0872-8380.  https://doi.org/10.4000/sociologico.10567.

O artigo relaciona o envelhecimento demográfico com dinâmicas migratórias que ganharam amplitude na última década e que para ele concorrem: o regresso de migrantes portugueses/as reformados/as, por um lado, e, por outro, a imigração de reformados/as estrangeiros/as, na sua maioria provenientes da Europa. Tendo por base dados de diversas fontes (literatura, estatísticas e uma pesquisa de terreno sobre a transição para a reforma de migrantes portugueses/as na Suíça), compara-se os motivos e condições de fixação em Portugal de dois grupos de migrantes reformados/as. São abordados aspetos como a fiscalidade, a distribuição geográfica, a saúde e o impacto económico e salientadas semelhanças e diferenças entre migrantes reformados/as portugueses/as e estrangeiros/as. O artigo conclui ser necessária mais investigação no domínio das múltiplas e complexas interseções entre envelhecimento e migrações, dada a escassez de estudos sobre esta matéria em Portugal e a manifesta ausência de conhecimento científico para sustentar políticas públicas.

Palavras-chave : migração de regresso; migrantes reformados; residentes não habituais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )