SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41Migração e religião na Área Metropolitana de Lisboa: Compreensões e problemáticas de jovens brasileiros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Forum Sociológico

versión impresa ISSN 0872-8380versión On-line ISSN 2182-7427

Resumen

CALAINHO, Paula; CRUZ, Sofia Alexandra  y  CERDEIRA, Jorge. Burnout no ensino superior: Um estudo exploratório. Forum Sociológico [online]. 2022, n.41, pp.47-59.  Epub 30-Dic-2022. ISSN 0872-8380.  https://doi.org/10.4000/sociologico.10862.

Este artigo centra-se no burnout no ensino superior, entendido como um fenómeno constituído pelas dimensões de exaustão emocional, despersonalização e falta de realização pessoal. Analisa separadamente o burnout associado às atividades de docência e investigação, relacionando o seu desenvolvimento a variáveis antecedentes e consequentes como género, vínculo contratual, pressão percebida, desequilíbrio entre esforço e recompensa, satisfação, desempenho, conflito trabalho-família e abandono da carreira. A partir da aplicação de um inquérito por questionário a professores do ensino superior português, constata que o burnout não é um problema individual, mas procedente das condições organizacionais do exercício da atividade profissional, mostrando relação com a satisfação intrínseca à carreira docente e a baixa disposição de abandono, além de efeitos na intensificação do conflito trabalho-família. Concluiu sobre a relevância de avaliar a diversidade de atividades subjacentes à carreira docente no ensino superior e os fatores stressores que estes profissionais enfrentam, assim como os seus efeitos no desempenho laboral, na saúde, e na qualidade de vida.

Palabras clave : ensino superior; docência; investigação; síndrome de burnout.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )