SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Meios de subsistência urbanos para além das ruínas industriais: o nascimento de uma economia nocturna informal em Norton, ZimbabuéA invisibilização da informalidade na cidade nocturna: a deslocação das trabalhadoras do sexo e das domésticas para espaços privados índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Forum Sociológico

versão impressa ISSN 0872-8380versão On-line ISSN 2182-7427

Resumo

BECERRA POZOS, Julio César. Para uma caracterização de espaços semiprivados de diversão nocturna (noctem): diversidade e acesso diferenciado em bares mexicanos. Forum Sociológico [online]. 2023, n.43, pp.25-33.  Epub 22-Dez-2023. ISSN 0872-8380.  https://doi.org/10.4000/sociologico.11771.

A partir da prática etnográfica multisituada, este artigo esboça uma proposta para uma caraterização flexível dos espaços da economia do tempo nocturno através da teoria social do espaço, concebida para dar conta do seu carácter dinâmico, liminar e interconstruído. Esta é combinada com a análise da configuração sociotécnica dos estudos do trabalho para refletir sobre o modo como os processos de precarização e violência sistémica têm impacto nas expectativas, experiências e acessos daqueles que os procuram, constroem e vivenciam, criando assim outras formas de nocturnidade (noctem) que estão fora dos cânones da economia do tempo noturno (NTE) estabelecida. Como resultado, são enumerados seis modelos abertos de configuração de espaços semiprivados da economia nocturna que poderiam ser englobados numa noção ampla de bares. Posteriormente, apresentam-se algumas considerações breves e emergentes sobre espaços de liminaridades paralegais e divergentes em condições de precariedade e violência sistémica, ‘residuais’ para as políticas estatais sobre a noite e a economia nocturna. Por fim, reflecte-se sobre o alcance e os limites desta proposta.

Palavras-chave : nocturnidade; metodologia; espaço; desigualdade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )