Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Comportamento Organizacional e Gestão
versión impresa ISSN 0872-9662
Resumen
DINIS, Anabela y USSMAN, Ana Maria. Empresarialidade e empresário: Revisão da literatura . Comport. Organ. Gest. [online]. 2006, vol.12, n.1, pp.95-114. ISSN 0872-9662.
Nas últimas décadas o entrepreneurship tem vindo a merecer uma crescente atenção por parte de investigadores provenientes de diversas áreas do conhecimento. Pretende-se com este artigo apresentar uma revisão da literatura sobre o tema de forma a evidenciar as diversas abordagens que daí resultaram. Para tal, discutiu-se o conceito e objecto de estudo do entrepreneurship, propondo-se a utilização do termo "empresarialidade" para designar esta área de estudo. Prossegue-se com a sistematização das diversas abordagens ao tema, particularmente das que se centram sobre o estudo do empresário: a abordagem económica - a primeira a surgir na literatura e que procura explicar a função do empresário na economia; a abordagem pessoal - centrada sobre as questões quem é o empresário e porquê inicia uma empresa; a abordagem comportamental - que procura dar resposta a o que faz o empresário; e a abordagem sócio-cultural - que procura compreender a influência dos factores contextuais que afectam a empresarialidade.
Palabras clave : Entrepreneurship; empresarialidade; empresário.