SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Carreiras em transformação e seus paradoxais reflexos nos indivíduos: Metáforas de carreira e de competências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Comportamento Organizacional e Gestão

versión impresa ISSN 0872-9662

Resumen

SITOE, Reginaldo Manuel. Aprendizagem ao Longo da Vida: Um conceito utópico? . Comport. Organ. Gest. [online]. 2006, vol.12, n.2, pp.283-290. ISSN 0872-9662.

A visão da evolução das sociedades europeias, apresentada pelo Livro Branco da União Europeia "Aprender e ensinar: rumo à sociedade cognitiva", dá especial primazia às aprendizagens, ao acesso à aquisição de competências e ao conhecimento, enquanto factores determinantes de uma adaptação do conjunto europeu à globalização das economias, às mudanças tecnológicas e sociais. Esta visão resulta de uma determinada orientação política: a Aprendizagem ao Longo da Vida. No entanto, esta ideia está longe de ser nova, o presente artigo pretende analisar a evolução deste conceito nas suas diversas configurações principais, em particular a sua realidade na actual prática educativa e empresarial.

Palabras clave : Aprendizagem ao longo da vida; formação; educação; emprego; conhecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )