SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1A esperança é a última a morrer? Capital psicológico positivo e presentismoDr. Bailey: An exemplar of critical care índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Comportamento Organizacional e Gestão

versão impressa ISSN 0872-9662

Resumo

KAISER, Stephan  e  MULLER-SEITZ, Gordon. An explorative analysis of the socialization of positive emotions: Insights from the consulting field. Comport. Organ. Gest. [online]. 2007, vol.13, n.1, pp.55-70. ISSN 0872-9662.

As perspectivas correntes sobre socialização apresentam uma visão predominantemente cognitiva do assunto. Mesmo nos casos em que as emoções são levadas em conta, a maior parte das vezes a ênfase é colocada nas emoções negativas. Contrariamente a este quadro, este estudo refina a investigação de duas grandes formas. Primeiro, oferecemos uma perspectiva do processo de socialização orientada para as emoções. Segundo, concentramo-nos na socialização das emoções positivas. De seguida, confirmamos os nossos pressupostos através de um estudo de caso exploratório no campo das empresas de consultoria. Os resultados sugerem que as emoções positivas desempenham um papel crucial ao longo das diferentes fases de socialização, e podem manifestar-se ao longo do tempo, num ciclo virtuoso. Para além disso, refinamos as noções convencionais sobre os agentes de socialização, ao mesmo tempo que defendemos uma inclusão dos clientes neste processo. O artigo conclui com um conjunto de implicações para a gestão, bem como com sugestões para futuros estudos relativos à socialização das emoções positivas.

Palavras-chave : emoções positivas; socialização; consultoria; estudo de caso.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )