SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Um estudo de caso sobre as organizações que aprendem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Comportamento Organizacional e Gestão

versión impresa ISSN 0872-9662

Resumen

EIRIZ, Vasco; SIMOES, Jorge  y  GONCALVES, Miguel. Obstáculos à gestão do conhecimento nas escolas de gestão e economia do ensino superior público em Portugal. Comport. Organ. Gest. [online]. 2007, vol.13, n.2, pp.153-167. ISSN 0872-9662.

Este artigo identifica os obstáculos à gestão do conhecimento nas escolas de gestão e economia do ensino superior público em Portugal. Assume a gestão do conhecimento como um processo colectivo e interactivo que envolve a geração, codificação e transferência do conhecimento. No âmbito duma pesquisa sobre gestão do conhecimento no ensino superior em Portugal, procedeu-se à aplicação de um questionário junto de docentes das escolas de gestão e economia do ensino público, tendo-se obtido 142 respostas válidas para tratamento de dados. Os dados foram submetidos a uma análise descritiva e factorial tendo-se identificado os seguintes principais obstáculos à gestão do conhecimento: liderança e organização, comunicação, e recursos organizacionais.

Palabras clave : Gestão do conhecimento; obstáculos à gestão do conhecimento; ensino superior; Portugal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )