SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Ambigüidades identitárias na "Feira Hippie"/BrasilInsatisfação com sistemas organizacionais e repercussão no atendimento a clientes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Comportamento Organizacional e Gestão

versão impressa ISSN 0872-9662

Resumo

OLIVEIRA, Teresa Carla  e  HOLLAND, Stuart. Beyond human and intellectual capital: Profiling the value of knowledge, skills and experience. Comport. Organ. Gest. [online]. 2007, vol.13, n.2, pp.237-260. ISSN 0872-9662.

O conceito de capital humano está associado, de uma forma particular, ao Nobel atribuído a Laureate Gary Becker e ao seu uso como base conceptual para explicar os custos de investimento em educação formal. Este artigo, sugere que ‘capital intelectual’ é uma re-designação de conhecimento, competências e experiência mais do que uma re-conceptualização da aprendizagem baseada nos recursos. Mais ainda, Becker optou por não incluir conhecimento, competências e experiências informais no seu conceito de capital humano, o que reflecte constrangimentos nas suas premisas. Este artigo, ao argumentar que quer o conceito de capital humano quer o de capital intelectual não identificam e avaliam conhecimento tácito e aprendizagem implícita, evidencia o crescente reconhecimento deste tipo de conhecimento e aprendizagem como chave para a vantagem competitiva das organizações. Ao analisar o que está subjacente aos conceitos de capital intelectual e humano, identificam-se os seus limites metodológicos e apresenta-se o contributo das teorias do conhecimento tácito e aprendizagem implícita para melhor compreender a aquisição de competências informais e não formais. O artigo ainda desenvolve e exemplifica a interface entre conhecimento tácito e explícito, em particular no que se refere aos conceitos de aprendizagem não-formal no trabalho e informal da vida, com referência a um estudo realizado na perspectiva de abordagem ao longo da vida e que envolveu quatro países europeus.

Palavras-chave : Capital humano; capital intelectual; conhecimento tácito; competências implícitas e capacidades latentes; aprendizagem da vida; aprendizagem no trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )