SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Negócios internacionais: Estratégias de investimentos no contexto Luso-Brasileiro índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Comportamento Organizacional e Gestão

versão impressa ISSN 0872-9662

Resumo

FARIA, Alexandre. Re-conceituando estratégia de marketing sob uma perspectiva Luso-Brasileira. Comport. Organ. Gest. [online]. 2008, vol.14, n.1, pp.11-28. ISSN 0872-9662.

Estratégias de marketing têm sido importantes para empresas, consumidores e mercados por serem capazes de contornar a histórica dificuldade enfrentada pelo âmbito da estratégia corporativa e pela alta hierarquia em reconhecer diferenças e especificidades dos mercados e consumidores. Apesar disso a literatura dominante argumenta que o advento da era da globalização tornou obsoleto o âmbito da estratégia de marketing por causa do processo de convergência das economias nacionais em torno do modelo de economia liberal de mercado. O principal objetivo deste ensaio é argumentar que acadêmicos do contexto luso-brasileiro - com especial ênfase para pesquisadores do Brasil e de Portugal - devem desafiar a literatura dominante e promover a construção de uma perspectiva lusobrasileira para reconceituar a estratégia de marketing tanto em termos domésticos quanto em termos internacionais. O ensaio mostra que dimensões institucionais e históricas do contexto luso-brasileiro e o boom recente de investimentos estrangeiros feitos por organizações portuguesas no Brasil e por organizações brasileiras em Portugal contrariando o argumento de que o âmbito da estratégia de marketing está obsoleto e que este é importante demais para ser desprezado na era da globalização.

Palavras-chave : Estratégia de marketing; estratégia internacional; perspectiva crítica; marketing; globalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )